segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Pão Nosso de Cada Dia

Vamos começar com um pouco  de  história! Sempre gostei de saber a origem, o desenrolar, a história dos alimentos que consumo e cozinho. Como uma boa Chef saber a evolução dos alimentos  nos ajudam a aperfeiçoar melhor a receita.
Hoje vamos falar um pouco do Pão!

Não se sabe ao certo quando ele foi criado! Alguns historiadores acreditam que ele surgiu há 12 mil anos atrás na Mesopotamia com o cultivo do trigo. Ele era tão amargo que para ser consumido precisava ser lavado várias vezes e depois ser assado em um forno de pedras.

O Pão é Bíblico também! Vemos vários relatos onde o pão era simbolismo de acontecimentos espirituais. Como acontece  em Êxodo 12 quando foi realizado a Primeira Páscoa. Moisés recebe  a instrução  de confeccionar Pães sem fermento (pães ázimos) sob a pena de serem cortados da semente de Israel. E vários outros acontecimentos com pães foram relatados na Bíblia.

A França se tornou o maior centro Comercial de fabricação de Pães do mundo, por terem aprimorado a receita original.

No Brasil o pão já era popular na época da colonização. Mas passou a ser introduzido na rotina alimentar a partir do século XIX,sendo diferenciados  dos pães franceses por serem escuros enquanto os pães franceses eram de miolos brancos e cascas douradas.

****Curiosidade: O Pão Francês fabricado hoje no Brasil é bem diferente do Pão francês fabricado na frança por conter açúcar e gordura vegetal na massa.

Deu pra entender porque o Pão é tão consumido?
Foi introduzido na cultura como um alimento essencial e como simbolismo de alimento espiritual também.
Eu sempre comi pão! Nunca fui muito fã! Se num café da manha tivesse pães e bolos,meu comeria o bolo facilmente! Mas nunca deixei de consumir pão!
Com os Pintinhos não era diferente. Era muito fácil passar na padaria e comprar pão para o jantar e colocar um recheio que os Pintinhos gostassem! Valia até pão com ovo!!
Mas como Mãe LowCarb criando Pintinhos LowCarbs, o pão precisou sair de cena  por ser feito de ingredientes que não são saudáveis, cheio de glúten, farinha de trigo, gordura vegetal... Fora que ajuda no aumento considerável do peso. Mas como substituir?
Eu ainda continuo não sendo fã de pão. Prefiro pensar que na época das cavernas ele não comiam pão... E eram saudáveis! Mas meus Pintinhos adoram pão! Só que são extremente críticos com relação a sabor e textura.
Ja tentei diversas receitas, que não agradaram muito! Mas juntando uma receita aqui e outra ali,
cheguei em uma que foi um sucesso total!

Receita de Pão dos Pintinhos LowCarbs

Ingredientes:

1 xícara de farinha de amêndoas
1 xícara de nozes trituradas
6 ovos
80g de manteiga derretida
400g de cream cheese ou requeijão cremoso (eu só uso requeijão que não contenha amido na preparação e que seja o mais perto do saudável possível)
2 colheres de chá de fermento químico 
Óleo de coco para untar
Sal a gosto 
Forno pré aquecido a 180C

Modo de Preparo

Bata os ovos. misture a manteiga com o cream cheese aos ovos até que estejam homogêneos.
Em uma tigela separada misture a farinha de amêndoas, a de nozes o fermento químico e o sal. E vá colocando a mistura líquida aos poucos. Misture tudo. Coloque em uma forma de pão. Eu usei a forma de silicone. Mas se não tiver unte com óleo de coco e coloque um pouco de farinha de amêndoa, linhaça, avelã para polvilhar. 
Coloque no forno pré aquecido e deixe assar por 60 minutos.  Esse tempo varia de forno para forno.

Agora é só usar a imaginação! Faça com queijo, com manteiga na chapa, com bife, com ovo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário