Modelo de Família Primal

Modelo de Família Primal

domingo, 15 de junho de 2014

Meu Lanchinho

Eu sou da época em que se cantava musiquinha na escola antes do Lanche!
E como muito boa de garfo, eu mandava ver na merenda da escola... Precisavam mandar eu parar de comer...imaginem a cena!
Mas vou contar como começou essa loucura por comida.... Acredito eu, que minha mãe achava que eu era desnutrida.... E me enchia de coisas como gemada com ovo de pata, leite direto da vaca onde ela fazia a manteiga e os biscoitinhos de nata. Eu era tratada com muito amor e comida! Isso mesmo! Não podia deixar comida no prato na minha casa, e eu não deixava no meu nem no dos meus irmãos... Eu simplesmente comia tudo... Mas muita coisa saudável que aprendi também foi na minha infância! Sendo filha de Gaúcho o que nunca faltou na minha casa foi churrasco, salada e mandioca. E as carnes sempre foram gordas.... Não conheço um Gaúcho que não goste de um bom churrasco de costela! Por isso não tive problemas com gordura! Aprendi na minha infância também a comer diversos tipos de legumes e verduras. Esses alimentos faziam parte diariamente na minha infância... Mas entre esses alimentos, eu comia muito doce, sucrilhos, iogurtes, chocolate... Minha mãe cozinhava muito, então era coxinha, pastel, rosquinha de coco, pão caseiro, tortas...
Que saudades da minha infância!
Eu não podia imaginar que isso me traria sérias consequências no futuro.
Eu era uma criança gorda e ponto! E a zueira na escola não passava por mim despercebida.... Conquistei vários apelidos como Baleia Cachalote, buldogue, rolha, fofa, tomate... E mais um monte que não me lembro agora!
O bom era que eu não ligava... Na verdade eu me divertia com esses apelidos... Pq na minha cabeça eu era gorda mesmo... Fazer o que.... Eu tina decidido que ia ser feliz. Até pq eu não perdia uma piada, então era a oportunidade pra eu dizer pras minhas amigas que elas eram magrelas, Olívia Palito, bambu ..... E por aí vai...
Mas eu cresci, e com a adolescência veio a fase de me odiar.... Como eu me odiava naquele corpo! Eu não conseguia entender o pq eu era daquele jeito... Pq eu tinha nascido assim...
Comecei então a parar de comer!
Eu amava praticar esportes. Então era todo tipo de esportes o dia todo, escola e nada de comida!
Emagreci 20 kg em 1 mês! E por consequência disso ganhei várias doenças mais uma taxada de anorexia. E foi difícil voltar a comer.... E pensar que eu poderia ser saudável, emagrecer, e comer!
Vários tratamentos com nutricionistas... Receitas de regime eu sei de cor até hoje... Mas o que minhas nutricionistas nunca souberam foi que eu sempre deixei de comer para poder me pesar no mês seguinte e ter perdido peso... E elas acabavam que realmente eu estava seguindo a dieta.
Bom, por fim conheci o meu príncipe encantado e me casei... E essa parte da história eu ja contei um pouquinho chegando no presente.
Mas pq eu escrevi isso?
Pq poderia ter sido evitado!
Todas as consequências que colhemos hoje,foram plantadas na infância! Eu poderia ter tido outras experiências como criança, como adolescente que não fosse relacionada a minha obesidade e a minha não aceitação do meu corpo. E isso é grave para uma criança.
Hoje, nos temos a informação. Temos conhecimento, existem pessoas no mundo divulgando os estudos realizados, estudos sérios,que nos provam que tudo o que aprendemos e vivemos até aqui estava errado. Nosso corpo não nasceu para processar lixo... Nosso corpo nasceu pra se nutrir com comida de verdade, aquela sem rótulo, aquela fresquinha, com gosto de terra.
Agora, eu corro atrás do prejuízo!
Antes tarde do que nunca... Mas tenho as minhas delícias de dor para conviver!
Mas com meus Pintinhos posso ser diferente. Eles não precisam passar por isso!
Eles podem ter uma vida saudável, sem obesidade. (Eu falo da obesidade em questão de doença) e também para a a auto estima.. Quero meus Pintinhos saudáveis, correndo, pulando, subindo em árvores... Pra que no futuro eles continuem a manter esse ciclo de atividades que traz felicidade e bem estar.
Já está na hora de mudar... Está na hora  de nos preocuparmos com o que estamos mandando pra dentro... Que tipo de combustível estamos usando...
Não é difícil mantermos nossos filhos na linha LCHF/Paleo... Tudo é questão de hábitos.
Não podemos ter medo de oferecer alimentos novos aos nossos Pintinhos... Talvez eles não comam de primeira, mas se vc não desistir, um dia vc verá sei filho comendo um prato de salada com a maior vontade!!!


Bom, tenho recebido vários emails perguntando sobre o lanche da escola! O tão sagrado lanchinho...
Eu tenho um pintinho que estuda cedo
E 2  Pintinhos que estudam a tarde.
Eu geralmente não mando lanche e vou comentar o pq:

1- criança não precisa comer de 3 em 3 horas se bem alimentadas. Eu digo bem alimentadas com gordura boa, legumes, verduras e proteína. A mesma regra vale para nós. O Dr. Souto explica muito bem isso aqui http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/06/comer-de-33-horas-ma-ideia.html

2- as crianças precisam saber a importância de se alimentarem quando o alimento é oferecido. Se meus Pintinhos sabem que eu sempre vou mandar lanche, eles vão deixar de comer a refeição principal, em suma, é onde contém os melhores nutrientes e vitaminas.

3- se vc não consegue mandar seu filho pra escola sem lanche, mande frutas. É a melhor maneira de variar o paladar com as frutas, e também para que as crianças conheçam a diversidade que temos nesse Brasil.
Pronto! Seus Pintinhos vão estar bem nutridos, alimentados com comida de verdade!

Meu Pintinho 1 acorda cedo e sempre preparo ovos mexidos com bacon ou linguiça pra ele e 1 copo de leite (leite tipo A) com cacau em pó e Mel.
E ele vai para escola feliz feliz! Na escola dele dão frutas. E ele esta liberado pra comer 1 fruta, durante o Recreio.
Outra coisa que sempre faço é o iogurte caseiro. Bem simples. 
Eu uso 1 litro de leite tipo A, e 1 pote de iogurte da marca Atti Latte, pq é o mais puro que encontrei até agora. Uso também aquele fermento lácteo. Fervo 500 ml do leite. Quando levantar a fervura eu desligo e misturo com o restante do leite gelado. Misturo com o iogurte. Tampo o pote e coloco em uma caixa térmica por 24h. Pq? Pq qto maior o tempo de fermentação, menos lactose. Uma amiga nutricionista me disse que depois de 18h fermentando, não tem mais lactose. Nunca pesquisei a fundo... Mas está na minha lista! Não esqueçam de coar. Eu côo naquele coador de pano por 24h, e fica uma nata, com muita gordura e pouco carboidrato
E sirvo para o meu Pintinho com banana amassada, e coco ralado. E ele adora!


Meus outros dois vão a tarde, então eles almoçam bem antes de irem pra escola. 
O Pintinho 2 come fruta também. O Pintinho 3 tem lanche e janta na escola. E é oferecido á todas as crianças, então ela acaba comendo! São coisas que estou trabalhando aos poucos pra mudar.... Mas vai rolar muita água ainda!

Geralmente eu faço bolo pra eles pra eles comerem qdo voltam da escola, mas não são todos os dias!
Fiz um bolo de amêndoas com blueberry.
Usei:
2 xícaras de farinha de amêndoa
4 ovos
2 colheres de manteiga
1/3 de adoçante ou Mel
1 colher de sobremesa de fermento químico
Blueberry a gosto.
Forno pré aquecido 200C

Bati os ovos com a manteiga, na mão mesmo, depois misturei o adoçante. Deixei amarinha com o fermento misturada e acrescentei ao creme. Bati bem e misturei aos poucos e delicadamente as blueberrys. Levei ao forno por 20 minutos.


Não é difícil manter uma alimentação Paleo para os seus filhos. Basta vc acreditar nas informações e estudos e usar a sua intuição de mãe!
Não deixe estórias tristes do seu passado se repetirem na vida dos Seus Pintinhos!

2 comentários:

  1. Olá Marcela ! Que bom descobrir que não estou só neste mundo. Também sou uma mãe low-carb/paleo (02 filhas) e compartilho de suas preocupações e também alegrias. Obrigada por divulgar suas idéias e receitas ! Também tenho usado de muita criatividade, pesquisa e paciência para conscientizar minhas filhas do que é comida de verdade. E posso dizer que depois de um ano tudo está valendo muito a pena ! Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrea! Que bom saber que não estou só! Tenho enfrentado um Mar de coisas contra, mas nada muda a minha convicção de que me alimentar assim e estender para os meus Pintinhos essa alimentação vai ter uma consequência inimaginável! Obrigada por compartilhar tb sua experiência! E sinta-se bem-vinda em compartilhar suas idéias aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir